Aterrorizante, misteriosa ou fantástica, dependendo de cada um ou da sua "preparação", assim é a experiência de estar alerta ou consciente 'no' e 'do' preciso momento da transição entre estar acordado e começar a dormir. No entanto para estar alerta desse momento, é necessário que o corpo e a mente passem a dormir, mas não tu.
Começa por um apito intenso e/ou ruídos de uma esmagadora energia a movimentar-se pelo corpo enquanto imobilizado, é então que surge a experiência de morte como se a tua existência estivesse comprometida, prestes a ser esmagada por tal energia, mas na verdade essa energia és tu, não existe nada a ser esmagado é uma ilusão da mente com medo de te deixar ir para o controlo, a mente pede para voltar a acordar iludindo que poderá ser tarde demais e é por isso que se torna complicado de não se resistir em tentar acordar forçadamente, é devido ao medo da morte.
Fora esse obstáculo é uma boa oportunidade para se poder morrer varias vezes em vida, de se familiarizar com a morte É necessário que a consciência se mantenha durante todo o processo do corpo começar a dormir, é necessária presença, de cada momento, assim como uma grande capacidade de observação da mente, do mais breve possível preciso momento em que surge cada pensamento, e não apenas depois de já ter surgido. Isso só é possível sem se fazer qualquer tipo de esforço, dormir inconscientemente ainda é um esforço, ainda é um refugio, uma distracção. Pois o que normalmente acontece é que o corpo precisa de dormir e de modo a não usaremos todo esse entretanto para estarmos connosco mesmos, a mente cria o sonho para ficar entretida e tu ficas inconsciente, no entanto a consciência não precisa descansar.
- Tiago Barriga
